quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Naturais e/ou sintéticos!


Transparentes, brancos, pretos, cinzas, sintetizados e reciclados. Adquirem varias formatos, tamanhos, maleabilidades e resistências. Estou referindo-me ao magnífico mundo dos polímeros.
Os polímeros são substâncias formadas por monômeros, dímeros ou trimeros (segmentos idênticos), que se repetem em seqüências com mais de mil átomos ligados. A reação de síntese destas substâncias denomina-se de polimerização, pode-se citar como exemplo o BAQUELITE – formado por seguidos monoméricos de fenol-formol, outro exemplo clássico seria o POLIETILENO – formado por repetidas unidades monoméricas de etileno. Estes polímeros podem ter origem de dois tipos: os artificiais e os naturais, os primeiros são sintetizados geralmente a partir do petróleo (poliestireno, PVC, Teflon, Buna-N, Nylon, Dacron, entre outros). Já os naturais são extraídos diretamente da natureza, por exemplo a proteína, amido, borracha natural, etc.
Os polímeros por serem substâncias não biodegradáveis passaram a serem, em muitos países, considerados problemas de saúde pública, pois o seu descarte em locais inapropriados podem provocar acumulo de lixo, propiciando o surgimento de várias doenças.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Ouro Preto

Hoje daremos enfoque no super-patrimônio descoberto à pouco tempo no Brasil, no caso as reservas de "ouro preto", denominadas pelo Governo Federal com "Pré Sal". O pré sal é uma extensa área onde está concentrada grande quantidade de petróleo crú, copreendendo os limites litorais que vão desde o Município de Santos/SP até a Capital Capixaba. O petróleo encontrado possui as características offshore, o que significa dizer extração extração em alto mar, sendo o Brasil líder no desenvolvimento de tecnologias para este tipo de extração. Classificado como petróleo leve, com alto grau de API - que é uma escala hidrométrica, desenvolvida pelos American Petroleum Institute - API, juntamente com o National Bureau of Standards, e mede a densidade relativa de líquidos. Assim, o petróleo leve apresenta em sua composição alta porcentagem de substâncias parafínicas, variando cerca de 30 a 40% do total, em relação às demais classes de substâncias de hidrocarbonetos e quanto maior for o grau de API, maior será o valor do produto no mercado. O petróleo extraído dos reservatórios brasileiro possui um bom valor comercial, por apresentar grau de API cerca de 28°, pela escala é tido como mediano, porém a divulgação realizada pela Petrobras como sendo leve deve-se ao cálculo realizado com a participação de todos os reservatórios do País, no qual a média está em torno de 31,1° API.
Ressaltando a importância do petróleo, os subprodutos do petróleo são altamente empregados nos mais variados ramos da industria tais como cosméticas, automotivas, plásticos, tintas, fertilizantes entre outros.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Qualquer um!!!

Salve, salve simpatias!!! Na década de 70, foi criado o programa brasileiro de álcool - PROÁLCOOL, cujo objetivo central era produzir combustível a partir da cana de açúcar, da mandioca ou outro insumo agrícola, esse programa foi energicamente incentivado pelo Governo Federal. Hoje, diferentemente da proposta inicial, verifica-se que o combustível a base de álcool tornou-se a coqueluche do mercado interno, dada a criação dos carros bicombustíveis (flex fuel), o que gerou interesse pelo sistema privado de produção. Evidencia-se que a geração do álcool ferveu a disputa comercial entre álcool e gasolina, dada pelo fato de que o álcool por ser um produto destilado, apresenta maior característica antidetonante (significa dizer que cria uma boa agilidade no desempenho do veiculo) em relação à gasolina, com isso é rapidamente consumida (diferença de 30% em relação à gasolina). E como é sabido, assim como a maioria dos produtos refinados, a gasolina apresenta altos teores de poluentes após a queima, particulado em suspensão (dióxidos, óxidos, fuligem, chumbo, etc.). Mesmo assim, o meio ambiente contínua a sofrer grandes impactos com a utilização de qualquer um desses combustíveis e também pelo modo de como são adquiridos, produzidos e beneficiados. Caros internautas, mais a frente iremos nos aprofundar nestes assuntos, os quais requerem uma visão detalhada e crítica, tentando verificar o conceito de sustentabilidade.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Primários X manufaturados

Caros leitores, segundo estimativas do Sindicato Nacional da Industria da Extração de Ferro e Metais Básicos – SINFERBASE, a extração de minério de ferro dentro das reservas brasileiras somente no ano de 2008, calculadas e apresentadas no “Relatório Anual de 2008 – Minério de Ferro – Exportações Brasileiras”, foram de 281.682,00 toneladas. Neste mesmo ano, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, da Industria e Comercio Exterior, o minério de ferro liderou a pauta de exportações no Brasil. Sendo que um dos grandes clientes foram os Chineses, os quais manufaturam e exportam os produtos por preços superiores. Se o Minério de ferro e outros minerais básicos fossem beneficiados dentro do ciclo industrial brasileiro, gerar-se-ia um leque de inovações tecnológicas e empregos ao cenário industrial. Amigos, vejam como falta pouco para o Estado Brasileiro tornar-se sinônimo de Desenvolvimento Técnico e Científico.

Eventos e Congressos

Caros navegantes, neste mês de janeiro, será realizado o Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Química - XIX CONEEQ, na cidade de São Paulo/SP, no período de 24 a 30; clicando no LINK você pode verificar outros eventos que ocorrerão este ano. Já no mês de fevereiro de 01 a 05, e a vez do XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Química, na cidade de Campo Grande/MS.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Atribuições dos profissionais da química.


Hoje, irei falar um pouco das atribuições dos profissionais da química, os itens estão listados abaixo, estes itens foram extraídos do livro denominado de “O PROFISSIONAL DA QUÍMICA”, de autoria primeira por MIGUEL ROMEU CUOCOLO (falecido em 1994) – conselheiro por vários anos do Conselho Regional de Química IV Região, este ilustre profissional contribuiu significativamente para o delineamento legal das atividades químicas no Brasil, assim seguem-se alguns itens:


1) Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e Responsabilidade Técnica no âmbito das atribuições respectivas.


2) Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização no âmbito das atribuições respectivas.


3) Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados no âmbito das atribuições respectivas.


4) Exercício do magistério, respeitada a legislação específica.


5) Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.


6) Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.


7) Análise química, físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.


8) Produção, tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos.


9) Operação e manutenção de equipamentos e instalações, execução de trabalhos técnicos.


10) Condução e controle de operações e processos industriais de trabalhos técnicos, reparos e manutenção.

O elenco de atribuições é composto por 16 itens, sendo definido pela Resolução Normativa do CFQ nº 36, de 25/4/1974.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Primeiros passos - Qual caminho seguir?

3° ano, final do ensino secundário no brasil. Os alunos secundaristas, quando chegam a reta final do ensino médio, se vêem em um dilema bastante corriqueiro - quem não passou por este dilema?!!! - Qual carreira seguir? Qual o caminho a ser que quero prifissionalmente? Estas indagações são pertubadoras. Bom para aqueles que almejam connhecer um pouquinho dos ramos relacionados à Química, ai vai algumas que em geral estão relacionadas à engenharia química, química industrial, bacharelado e licenciatura em química - Como as demais ciências, a química apresenta duas facetas: uma acadêmica, que busca a ampliação do conhecimento e a compreensão do universo e outra tecnológica e utilitária. Nestes aspectos, destaca-se o desenvolvimento de novos materiais, nanotecnologia, medicamentos, combustíveis, corantes e uma infinidade de produtos de uso doméstico ou industrial. Isto é possivel a partir da analise de substâncias e compostos, buscando a identificação das propriedades físico-químicas (resistência, flexibilidade, dureza, reatividade etc), em função de variaveis, como a temperatura, pressão, volume, energia, entre outras. Pronto, esses são alguns pontos importantes desta área.