quinta-feira, 22 de julho de 2010

PETRÓLEO: COBIÇA E DESTRUIÇÃO.



Caros leitores, hoje irei demonstrar o que mais um tipo de Industria deixa como herança ao povo dos países pobres do continente Africano. Talvez por pura ignorância ou até mesmo falta de informação, soa-nos estranho o fato de ouvirmos falar em jazidas de petróleo na África, pois é, esse continente possui uma enorme reserva deste produto natural, o qual apresenta-se distribuídos entre as terras da Nigéria, Guine Equatorial, Gabon e Angola. Sabe-se que o petróleo contínua a ferver o mercado internacional, dada a vasta empregabilidade dos subprodutos oriundos dos processos químicos de separação, países como os Estados Unidos da America, China, Índia, Japão e o mercado Europeu, estão focados, como leões ferozes a caça, ao Continente Africano.
A crescente cobiça deve-se ao petróleo daquela região ser leve, com baixo teor de enxofre – menos corrosivo ao processo de refino, além da posição geográfica fundamental para a exportação.
Assim a Indústria petrolífera está investindo maçiçamente em tecnologia para a exploração e extração do óleo, porém estes investimentos não se traduzem em melhora de vida, ou seja, desenvolvimento local; exacerbando ainda mais os conflitos étnicos ali presente. Sendo, ainda, agravados pelos constantes desastres ambientais, culminando na proliferação de vários males, desde saúde aos psicossociais. Vê-se que o povo africano encontra-se negligenciado à vista da Política imperiosa dos Países ditos desenvolvidos e emergentes, que ali estão somente para sugar o que ainda lhe restava como rota de saída do inferno ao paraíso.