sábado, 8 de janeiro de 2011

Petróleo em Salinas

Na edição de domingo, do jornal em caderno “O liberal”, traz na capa Principal a manchete “Petróleo à vista em Salinas”, verifica-se que há forte evidência de que haja petróleo na costa marítima de Salinas, em face de que a Companhia Vale e a Petrobras pretendem montar um Polo Universitário naquele Município, para o desenvolvimento de pesquisas. Outro fato que evidencia esta temática será a implantação de uma sede da Agência Nacional de Petróleo. Espera-se que a localidade de Salinas também possa usufruir dos frutos gerados pela venda do petróleo e produção de gás natural.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Resíduos e o cenário nacional.

Nas indústrias muitos processos químicos geram resíduos sólidos, por exemplo: o processo de produção do biodiesel, onde o subproduto glicerina é gerado em larga escala. O resíduo por vezes é considerado como improdutivo (lixo) para as indústrias, são descartados diretamente no meio ambiente, sem prévio tratamento adequado para que não impacte o local onde é depositado, sem o devido tratamento a degradação do meio ambiente pode ser catastrófica à quem dele depende, incorrendo em vários casos, por vezes sendo considerados questão de saúde pública. Mediante este cenário o Governo Federal, em agosto de 2010, instituiu a Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305, de 02AGO2010), onde prevê diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis. Assim, o meio ambiente ganha mais um aliado na luta pela conservação e preservação.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Profissionais da química

No geral, o profissional da química pode atuar nos mais variados setores da economia, indo da consultoria à altos escalões de empresas conceituadas. Sendo um profissional com conhecimento fino e requintado, apto a processos que exigem alto grau de destreza na sua manipulação. Este profissional pode ter rentabilidade variando de R$ 1.100,00 a R$ 11.000,00.