segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Império Amazônico

Mais uma vez um grande império encontra-se em processo de queda. Caindo com o consentimento dos políticos e omissão dos povos que nela vivem. Amazônia: sinônimo de diversidade, exuberância e riquezas, vêm sofrendo ao longo dos anos golpes cada vez mais fortes e profundos relacionados às questões ambientais. Segundo estatísticas da Universidade Britânica de Leeds e pareceres emitidos pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), publicado na revista “Science” deste mês, revelam que a Amazônia encontra-se em grave processo de estiagem, resultante do intermitente desmatamento vivido na região. Sabe-se que a capitação do carbono na Amazônia é um dos processos vitais para a manutenção e controle do dióxido de carbono no ar atmosférico, através do sequestro de aproximadamente 1,5 bilhão de toneladas de CO2, por ano. O trecho de um texto publicado no site canal rural demonstra o quão alarmante é o fato em si.

“Para efeito de comparação, o valor é quase toda a emissão de CO2 a partir de combustíveis fósseis nos Estados Unidos em 2009. Com mais árvores tendo morrido em 2010 do que em 2005, os cientistas destacam que muito mais carbono permaneceu na atmosfera e mais de cinco bilhões de toneladas ainda serão lançados em decorrência da morte de árvores.” – fonte: http://www.canalrural.com.br/canalrural/jsp/default.jspuf=2§ion=Clima&id=3198299&action=noticias.

No site da revista Science encontra-se o artigo completo, intitulado como “The 2010 Amazon Drought”, estudo realizado pelos Institutos anteriormente mencionados.

Assim devemos preservar e cuidar com muito carinho a casa que nos acolhe com tanta hospitalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário